VOCÊ SABE O QUE É ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE?

Atendimento online no cuidado com a saúde, pode até parecer estranho à primeira vista, mas nos últimos meses, tal prática tem sido comum, devido a mobilidade reduzida durante a pandemia de COVID-19, como alternativa para minimizar os impactos do isolamento social na saúde mental.


Mas, afinal, que é o atendimento psicológico online?


Consiste na utilização de ferramentas de comunicação online para a interação de psicólogo(a)s e clientes/pacientes. Desde 1995 essa modalidade de atendimento vem sendo normatizada desde 1995 pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atualmente, é a Resolução CFP nº 11/2018 que regulamenta o atendimento psicológico online.

Agende já o seu atendimento online!


Para realizar um atendimento desse tipo, é necessário que o(a) psicólogo(a) tenha cadastro aprovado no e-Psi.


A grande vantagem deste tipo de atendimento é que ele permite a interação entre psicólogo(a) e clientes/pacientes em qualquer lugar do mundo.


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Existem dois formatos de atendimento psicológico online: síncrono e assíncrono.


O atendimento síncrono é, como o próprio nome diz, aquele que mimetiza um atendimento convencional, em que a interação é em tempo real. Pode ser uma videoconferência ou um telefonema, por exemplo.


O atendimento assíncrono, por sua vez, é quando a interação não é em tempo real e o atendimento/acolhimento é feito por meio de mensagens de texto e e-mail, por exemplo.


Como o próprio CFP diz: “Cada tecnologia utilizada deverá guardar coerência e fundamentação na ciência, na legislação e nos parâmetros éticos da profissão. O atendimento, portanto, não poderá ocorrer de qualquer maneira, cabendo ao profissional fundamentar, inclusive nos registros da prestação do serviço, se a tecnologia utilizada é tecnicamente adequada, metodologicamente pertinente e eticamente respaldada”.


Há de se ter atenção em alguns pontos:


  • Toda e qualquer comunicação entre psicólogo(a) e cliente/paciente deverá ser registrada na documentação/prontuário do(a) mesmo(a) de acordo com a Resolução CFP nº 5/2010.


  • No caso de atendimento síncrono, combine locais seguros, confortáveis e adequados para isso, bem como o meio correto. Analise as condições do(a) cliente/paciente para um serviços desses como um local também adequado, se ele/ela tem os dispositivos eletrônicos necessários para o atendimento e se sabem usar os meios para que o atendimento necessite.


  • Muitas das tecnologias mencionadas facilitam muito a comunicação, mas é preciso resguardar e garantir que as interações estejam sob sigilo profissional.

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