O QUE É PSICOLOGIA DO ESPORTE?

Atualizado: Jul 12

No Brasil, a Psicologia do Esporte é - antes de tudo - uma especialidade da Psicologia, reconhecida e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) pelas resoluções nº 014/2000 e nº 02/2001, de sua criação e nº013/2007 de sua regulamentação atual. Isto é, para atuar como psicólogo ou psicóloga do esporte é condição necessária a graduação em Psicologia em uma instituição de ensino superior credenciada e validade pelo MEC.


Apesar de pouco conhecida do público em geral e até mesmo confundida com outras práticas, a produção científica na área tem crescido nos últimos anos, ainda que não haja um programa de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) específico de Psicologia do Esporte nas Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Ouça o episódio #2 do nosso podcast sobre o que é Psicologia do Esporte!

De modo mais geral, a Psicologia do Esporte é definida como o estudo científico de pessoas e seus respectivos comportamentos em atividades esportivas e a aplicação prática desse conhecimento produzido (Conde, Filgueiras, Ângelo, Pereira, & Carvalho, 2019, Weinberg & Gould, 2016). Ou seja, buscam “entender e auxiliar atletas, crianças, idosos e pessoas com qualquer tipo de deficiência à adesão máxima à prática de atividades físicas, alto rendimento, satisfação pessoal e desenvolvimento físico ou psicológico por meio do envolvimento com o esporte” (Weinberg & Gould, 2016, pp. 4–5)


Nesse sentido, a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP) entende que psicólogos do esporte são profissionais que, “devido a sua preparação universitária em Psicologia e experiências subsequentes nas áreas de esporte e educação física, trabalham no desenvolvimento de atividades que viabilizem a atuação humana em situações esportivas competitivas, cooperativas, educacionais, de reabilitação ou de lazer”.


As áreas de atuação destes profissionais abrangem ampla gama de serviços tais como:


  • Psicodiagnóstico esportivo (avaliação psicológicas de indivíduos envolvidos com prática esportiva de qualquer natureza);

  • Atendimento individual com atletas, sejam atletas em formação, de alto rendimento profissionais ou amadores

  • Atendimento de treinadores ou qualquer profissional ligado ao meio esportivo, além de consultoria em psicologia do esporte para esses profissionais;

  • Composição de comissões técnicas de clubes ou equipes esportivas;

  • Acompanhamento de indivíduos e grupos que praticam atividade física não competitiva;

  • Acompanhamento psicológico em situação de reabilitação física;

  • Programas sociais que fazem uso do esporte e da atividade física;

  • Pesquisa científica em ciências do esporte, além do ensino e capacitações.

A Psicologia do Esporte tem uma história muito grande e contribui para entendermos um fenômeno tão complexo como o esporte. O olhar psicológico se diferencia de outras áreas das ciências do esporte e complementa o cuidado para com o ser humano. Ou seja, sua função social está para além do rendimento esportivo sendo prática fundamental para o desenvolvimento humano.


Curtiu? Deixe seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso às informações.


Referências: Conde, E., Filgueiras, A., Angelo, L., Pereira, A., & Carvalho, C. (2019). Psicologia do Esporte e do Exercício: Modelos Teóricos, Pesquisa e Intervenção. São Paulo: Pasavento.


Weinberg, R. S., & Gould, D. (2016). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Artmed editora.


#psicologiadoesporte

#nucleoscore

7 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black YouTube Icon
2.png
ENDEREÇO

Av. Califórnia, 538

Jd. Califórnia - 14026-140

Ribeirão Preto/SP

FALE CONOSCO

E-mail: contato@nucleoscore.com.br

Tel: (16) 988-212-181

        (16) 997-858-808